Concordo com o que escreveu, abaixo, a minha amiga Lere.
Bjsss.
Inês.
Bom, particularmente, penso que é isso um maior interesse pela dor do seu semelhante, e busca de formas para suavisar-lhes essa : "fatalidade". Muito bom.
Hospital cria ponto de ônibus falso para pacientes com Mal de Alzheimer
http://arquiteturadeinformacao.com/2012/01/02/hospital-cria-ponto-de-onibus-falso-para-pacientes-com-alzheimers/
Um daqueles casos que só reforçam minha fé nas boas ideias.
Pessoas com Mal de Alzheimer frequentemente têm surtos de desorientação e entram em pânico.
“Onde estou? O que estou fazendo aqui?”
Quando isso acontece, eles fazem o que qualquer um de nós faria nessa situação: param o que estão fazendo e tentam chegar em casa.
Daí que um hospital de Dusseldorf, na Alemanha, decidiu criar um ponto de ônibus falso em frente ao prédio do hospital. A única diferença para um ponto normal é que nenhum ônibus passa ali.
À primeira vista, a ideia não foi bem aceita pelo staff do hospital. Mas isso somente até o primeiro paciente que estava em pânico ser levado por uma enfermeira até o ponto de ônibus falso. Segundo a enfermeira, enquanto “esperavam” o ônibus que supostamente o levaria para casa, a urgência do paciente em sair dali foi cessando, eles dois foram conversando calmamente e em poucos minutos o paciente aceitou voltar para dentro do hospital.
Além de algumas enfermeiras levarem pacientes até o ponto para poder tranquilizá-los, algumas vezes os pacientes que fogem escondidos do hospital são vistos pelo staff sozinhos, sentados no ponto de ônibus, esperando. O próprio fato de esperarem pelo ônibus sentados – em um ambiente menos claustrofóbico do que o interior do hospital – acaba acalmando um pouco os pacientes. E, naturalmente, em poucos minutos eles esquecem o pânico e voltam a enxergar a realidade.
É o tempo da enfermeira ir até o ponto e conversar com o paciente.
Segundo um dos médicos, “o esquecimento é o problema e também a solução”.
Algumas pessoas foram contra a criação do falso ponto de ônibus por acreditarem que mentir para o paciente não é uma boa solução. O problema é que as outras formas possíveis de evitar que esses pacientes fujam do hospital durante um surto envolvem trancar a pessoa em um quarto fechado ou drogá-la com tranquilizantes. Nenhuma dessas opções é tão simples e tão respeitosa quanto a solução criada pelo hospital.
Foi só o número de pacientes perdidos começar a diminuir, que a solução acabou se provando eficaz.
Como bem observou Mel Edwards em seu blog, esse exemplo do hospital é um excelente case de Design de Serviços onde cada peça foi considerada:
Os participantes (paciente, médicos e familiares) e suas necessidades.
A observação continuada dos eventos: os surtos de demência e a decisão súbita e recorrente do paciente em querer ir para casa.
Os sentimentos provocados em cada etapa da experiência: o desespero da perda de memória, o desejo de fuga, a tranquilidade que o vislumbre de “ir para casa” traz para o paciente, o conforto do banco do ponto de ônibus e a calma que o ambiente externo ao hospital desperta nele.
Por fim (talvez o mais importante): a dignidade em permitir que o paciente aja sob sua própria vontade. Ao invés de forçá-lo a fazer algo, preferiram posicionar as peças do tabuleiro de forma que ele tomasse as decisões desejadas pelos médicos – sem precisar passar por nenhuma violência física ou psicológica.
Claro que existem muitos poréns em um assunto tão delicado quanto esse. Mas, para mim, isso é incrível.
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A ÚNICA REVOLUÇÃO POSSÍVEL ACONTECE DENTRO DE NÓS (GANDHI)
Resposta de Joana D`Arc à seguinte pergunta: “Sabes se estás na graça de Deus”?
“Se não estou, que Deus me faça estar; se estou, que me conserve nela. Seria a mais aflita criatura do mundo, se soubesse não estar na graça de meu Deus!”(*1412 +1431)
De Porto Alegre ao Acre, a pobreza só muda o sotaque.
(Ney Matogrosso)
"Sorria, mesmo que seja um sorriso triste, pois mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir. (desconheço a autoria)
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